A importância do retentor

Os retentores, gaxetas e anéis, tem com função principal a de vedar líquidos tais como: óleos, graxas, e as vezes outros líquidos como água. E as vezes também a de evitar a contaminação desses líquidos através da entrada de impurezas nos alojamentos dos retentores e protegendo também os rolamentos.

Os retentores estão mais presentes em nossa vida muito mais que imaginamos, vejamos a nossa volta praticamente tudo que se movimenta mecanicamente tem retentores sem ele o rolamento não gira o mundo.


Sistema de vedação

Conceito de vedação

Vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro.

Por exemplo, consideraremos uma garrafa. É nescessario um elemento contraposto entre a tampinha e a garrafa de refrigerante impedindo que substancias existentes no exterior entrem na garrafa.

Os elementos de vedação atuam de maneira diversificada e são específicos para cada tipo de atuação. Exemplos: tampas, bombas,eixos,cabeçotes de motores,válvulas etc.

É importante que o material do vedador seja compatível com o produto a ser vedado, para que não ocorra uma reação química entre eles. Se houver reação química entre o vedador e o produto a ser vedado, poderá ocorrer vazamento e contaminação do produto. Um vazamento, em termos industriais podem parar uma máquina e causar contaminação do produto que, conseqüentemente, deixara de ser comercializado, resultado em prejuízo à empresa.

Elementos de vedação

Os materiais usados como elemento de vedação são: juntas de borracha, papelão, velumóidem, anéis de borracha ou metálicos, juntas metálicas, retentores,gaxetas,selo mecânicos etc.

Juntas de borracha

São vedação empregadas em partes estáticas, muito usadas em equipamentos, flanges etc. Podem ser fabricados com materiais em forma de manta e ter uma camada interna de lona (borracha lonada) ou materiais com outro formato.

Anéis de borracha (ring)

São vedadores usados em partes estáticas ou dinâmicas de maquinas ou equipamentos. Estes vedadores podem ser comprados nas dimensões e perfis padronizados ou confeccionados colando-se, com adesivo apropriado, as pontas de um fio de borracha com secção redonda, quadradaou retangular. A vantagem do anel padronizado é que nele não existe a linha de colagem, que pode ocasionar vazamentos. Os anéis de borracha ou anéis da linha ring são bastante utilizados em vedações dinâmicas de cilindros hidráulicos e pneumáticos que operam á baixa velocidade.

Juntas de Papelão

São empregadas em partes estáticas de maquinas ou equipamentos como, por exemplo, nas tampas de caixas de engrenagens. Esse tipo de junta, pode ser comprada pronta ou confeccionada, conforme o formato da peça que vai utilizá-la.

Juntas Metálicas

Material empregado na vedação de produtos como óleo,ar e água. As juntas de teflon suportam temperaturas de até 260ºC.

Juntas de Amianto

Material empregado na vedação de fornos e outros equipamentos. O amianto suporta elevadas temperaturas e ataques químicos de muitos produtos corrosivos.

Juntas de Cortiça

Material empregado em vedações Estáticas de produtos com óleo, ar e aguá submetidos a baixas pressões. As juntas de cortiça são muito utilizadas nas vedações de tampas de caráter, em caixas de engrenagens etc.

Retentores

O vedador de lábio, tembém conhecido pelo nome de retentor, é composto essencialmente por uma membrana elastométrica em forma de lábio e uma parte estrutural metálica semelhante a uma mola que permite sua fixação na posição correta de trabalho.

A função primordial de um retentor é reter óleo, graxa e outros produtos que devem ser mantidos no interior de uma máquina ou equipamento.

O retentor é sempre aplicado entre duas peças que executam movimentos relativos entre si, suportando variações de temperatura.

Elementos de um retentor básico

Os elementos de um retentor básico encontre-se a seguir. Acompanhe as legendas pela ilustração.

  • Membrana elastômérica ou lábio
    1 a-ângulo de ar
    1 b- aresta de vedação
    1 c- ângulo de óleo
    1 d- região de cobertura da mola
    1 e- alojamento da mola
    1 f- região interna do lábio
    1 g- região do engaste do lábio
  • Mola de tração
  • Região interna do vedador, eventualmente recoberta por material elastomérico
  • Anel de reforço metálico ou carcaça



    Cuidados na montagem do retentor no alojamento

A montagem do retentor alojamento deverá ser efetuada com auxilio de prensa mecânica, hidráulica e um dispositivo que garante o perfeito esquadrejamento do retentor dentro do alojamento.

A superfície de apoio do dispositivo e o retentor deverão ter diâmetros próximos para que o retentor não venha a sofre danos durante a prensagem.

O dispositivo não poderá, de forma alguma, danificar o lábio de vedação do retentor.

Montagem do retentor no eixo

Os cantos do eixo devem ter chanfros entre 15º e 25 o para facilitar a entrada do retentor. Não sendo possível chanfrar ou arredondar os cantos, ou o retentor ter de passar obrigatoriamente por regiões com roscas, ranhuras, entahes ou outras irregularidades, recomenda-se o uso de uma luva de proteção para o lábio. O diâmetro da luva deverá ser compatível, de forma tal que o lábio não venha a sofre deformações.

Cuidados na substituição do retentor

Sempre que houver desmontagem do conjunto que implique desmontagem do retentor ou do seu eixo de trabalho, recomenda-se substituir o retentor por um novo

Quando um retentor for trocado, mantendo-se o eixo, o lábio do novo retentor não deverá trabalhar no sulco deixado pelo retentor velho.

Riscos, sulcos, rebarbas, oxidação e elementos estranhos devem ser evitados para não danificar o retentor ou acarretar vazamento.

Muitas vezes, por imperfeições no alojamento, usam-se adesivos (colas) para garantir a estanqueidade entre o alojamento e o retentor. Nessa situação, deve-se cuidar para que o adesivo não atinja o lábio do retentor, por isso comprometeria seu desempenho.

Análise de falhas e prováveis causas de vazamentos

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